Clínica oferece atendimento multidisciplinar para tratar da saúde física e mental com foco no bem-estar, desenvolvimento intelectual, cognitivo, emocional e comportamental.
Já imaginou ter a oportunidade de poder dar outro significado, ou seja, dar outro sentido a algum acontecimento, principalmente se tratando de algo negativo em sua vida? Uma experiência ruim, a perda de um ente querido, traumas da infância ou algo que você nem imagina que possa estar impedindo o seu crescimento, seja ele profissional ou social, pode ser sanado se cuidado por profissionais capacitados. É neste propósito que nasceu o Espaço Ressignificar, uma clínica multidisciplinar com foco na saúde e desenvolvimento humano. Localizada no Arujá Lagos Boulevard, trata da saúde física e mental com foco no bem-estar e no desenvolvimento intelectual, cognitivo, emocional e comportamental.
O que é Ressignificar?
Para entender melhor o trabalho realizado no Espaço Ressignificar, vamos falar primeiramente sobre o nome do local, e quem explica é Letícia Mendes, responsável pela clínica.
Casada e mãe de dois filhos, Letícia é formada em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, e Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental, para crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Ela explica que a palavra ressignificar sempre esteve muito presente em sua vida e significa atribuir novo significado a alguma coisa. “Nós ressignificamos experiências, sentimentos, relações, comportamentos e até nossas dores (físicas e emocionais). Trata- -se de olhar de dentro para fora, é encontrar novidade no que a gente vê todo dia; é saber que as coisas mudam tanto quanto as pessoas; é recriar o que um dia foi criado; é um exercício de autoconhecimento e libertação daquilo que não nos faz bem”, ressalta a profissional.
E foi na essência do significado de buscar dar novos sentidos à vida de seus pacientes que Letícia criou o Espaço Ressignificar, onde o paciente tem à disposição uma equipe gabaritada para cuidá-lo como um todo.
O processo psicoterapêutico tem como objetivo ressignificar os sintomas, as queixas e angústias que impedem o paciente de crescer, se desenvolver e amadurecer.
Para isso é necessário que o paciente aprenda a identificar quais são os comportamentos e sentimentos que o estão incomodando e, a partir daí, iniciar seu processo de mudança.
O terapeuta utiliza-se de técnicas (conforme sua linha teórica) para que o indivíduo aprenda, compreenda e se desenvolva com suas próprias dificuldades e que perceba a si mesmo e ao outro. E, neste sentido, além da terapia, no Espaço Ressignificar o paciente conta com uma equipe multidisciplinar para o atendimento mais completo.
São especialistas de várias áreas que atuam em conjunto para resolver o problema daquele paciente. Os profissionais conversam sobre esse caso para discutir um tratamento que vai ter uma resolutividade do caso tratado em comum, o que é mais benéfico para o paciente. No Espaço Ressignificar os pacientes contam com atendimento em:
Psicologia (terapia infantil e para adolescentes, terapia para adultos e idosos, terapia individual e terapia de casal).
Avaliação Neuropsicológica, Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia (avaliação psicopedagógica, intervenção psicopedagógica, consultorias).
Entendendo a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)
Fazer terapia é mais do que apenas contar suas frustrações ao especialista. Existem diversas linhas e conhecê-las é importante para decidir qual mais funciona para você. A TCC (Terapia Cognitivo-Comportamental) é considerada um padrão no tratamento de muitos problemas de saúde mental.
A TCC, desenvolvida por Aaron Beck e seus colaboradores, é muito disseminada e a que mais foi submetida aos estudos de eficácia. O método busca entender a forma como o ser humano interpreta os acontecimentos e como eles o afetam. A ideia é analisar as atitudes do paciente para transformar reações automáticas em decisões conscientes.
“Hoje a TCC tem eficácia comprovada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para diversos tipos de transtorno”, explica Letícia. É o tratamento de primeira escolha para diversos transtornos, dentre eles a depressão, transtorno do pânico, fobia social, fobias específicas, TOC, transtorno do estresse pós-traumático, transtornos de uso de substâncias, transtornos alimentares e transtorno bipolar. Também estudada em populações especiais: crianças e adolescentes, idosos, casais, insônia, controle da raiva, risco de suicídio, obesidade e adaptada para grupos.
Diagnóstico diferencial de transtornos do neurodesenvolvimento
Sabe aquela dificuldade que seu filho está enfrentando na escola, seja de aprendizagem ou o simples fato de não ter vontade de ir ao colégio? Pois é, pode ser algum tipo de transtorno de neurodesenvolvimento, que pode acarretar sérios problemas quando ele se tornar um adulto.
Os principais transtornos de neurodesenvolvimento são:
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Transtorno do Espectro Autista, Distúrbios da Aprendizagem, Dislexia, dentre outros.
Os transtornos de neurodesenvolvimento têm uma alta herdabilidade, ou seja, fatores genéticos favorecem que eles ocorram, mas é necessário um diagnóstico preciso para que seja possível detectar qual é o transtorno daquele indivíduo. É neste cenário que o atendimento multidisciplinar do Espaço Ressignificar se destaca.
Lá os pacientes encontram profissionais que trabalham com o diagnóstico diferencial de transtornos do neurodesenvolvimento e demais patologias, oferecendo o tratamento psicológico individual, a educação para pais e cuidadores, assim como o acompanhamento psicopedagógico.
Preciso de terapia?
Como nem sempre conseguimos sozinhos entender e lidar com nossos sentimentos, emoções e comportamentos, uma boa medida para saber se você ou alguém próximo precisa de terapia é quando as dificuldades são constantes e se repetem como em um ciclo vicioso, e muitas vezes impacta diversas áreas da vida, como saúde, trabalho, relacionamentos familiares, amorosos, sociais etc. Muitas vezes, após alguma situação como, por exemplo, estresse, luto, conflitos, relacionamentos difíceis, entre outros, ou mesmo sem um motivo aparente, a vida torna-se pesada, sofrida e sem sentido. Esse pode ser o momento de pedir ajuda. Como cada caso é diferente do outro, mesmo que aparentemente eles se pareçam, é necessário que se faça uma avaliação personalizada para cada pessoa.
Consultório: Arujá Lagos Boulevard, sala 220, 2° pavimento. Rodovia Alberto Hinoto, 1201 – Caputera – Arujá/SP.
Agende a sua consulta através do WhatsApp (11) 96908-1351.